APRESENTAÇÃO E CONVIDADOS


O evento Biopolítica, Saúde e Subjetividade ocorre dias 28 e 29 de novembro na Faculdade de Ciências     e Letras da Unesp, Câmpus de Assis. A atividade é uma promoção do Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada "Drª Betti Katzenstein", supervisionado pela docente Marília Muylaert, do Departamento de    Psicologia e da Pró-reitoria de Extensão Universitária (Proex). O credenciamento pode ser feito a partir das 18 h no local das atividades.


Claudia Abbês é professora da Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil. Atualmente trabalha nas seguintes Linhas de pesquisa : Produção de Subjetividade ; Micropolítica ; Práticas Psicológicas.

Conheça um pouco do trabalho de Claudia Abbês assistindo ao Curso de formação de apoiadores para a Política de Humanização e Atenção à Saúde (São Paulo, 2008), disponível em :



Ricardo Teixeira é médico sanitarista da USP, desde 1989, tendo sempre desenvolvido atividades de assistência, docência e pesquisa junto ao Centro de Saúde Escola Samuel Barnsley Pessoa (Butantã). Atualmente, é Professor Doutor do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. Consultor da Política Nacional de Humanização (PNH) do MS, desde 2007, sendo responsável pela implantação do Núcleo de Agenciamentos Estratégicos de Inteligência Coletiva da PNH e pela criação e coordenação da Rede HumanizaSUS, rede colaborativa/social on line desde fevereiro de 2008. 

Conheça um pouco do trabalho de Ricardo Teixeira assistindo ao Curso de formação de apoiadores para a Política de Humanização e Atenção à Saúde (São Paulo, 2008), disponível em : 


Priscila Tamis é psicóloga formada pela UNESP de Assis, foi monitora na Clínica de La Borde França, especialista em Esquizoanálise, Esquizodrama e Análise Institucional: Clínica de Grupos, Organizações e Redes Sociais pelo Instituto Felix Guattari de Belo Horizonte e Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Especialista em Psicologia Política, Políticas Públicas e Movimentos Sociais pela USP. Foi facilitadora em mobilização social no projeto Plataforma dos Centros Urbanos/UNICEF e em formação de agentes culturais e formulação de projetos pela Secretaria Municipal de Cultura - São Paulo. Mestra pela USP estudando os movimentos dos corpos pela cidade e os efeitos do trânsito-trajeto cotidiano na produção de saúde e subjetividades. Atuou em equipe multiprofissional no programa Acompanhante Comunitário de Saúde da Pessoa com Deficiência pela Associação Saúde da Família em parceria com Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo. Integrante da Rede dos Fazedores de Artes da Atenção Psicossocial (São Paulo). 

Conheça um pouco do trabalho de Priscila Tamis lendo à reportagem sobre o seu trabalho pela Rede Nossa São Paulo : « Psicóloga acompanha há sete anos dia a dia do usuário de transporte público de SP »

Rodrigo Reis iniciou o estudo de piano erudito em Guaxupé, MG com 8 anos de idade. Entre 1985 e 1995 teve como orientadores a regente Martha Monteiro (Guaxupé) e os concertistas Flávio Augusto (Poços de Caldas, MG) e Cláudio Richerme (São João da Boa Vista, SP). Em São Paulo, entre 1996 e 2004 se envolve com a dança contemporânea, especialmente o Butoh. Interpreta solos de sua autoria em parceria com o artista plástico Benet Trevisan: Ensaios gestuais sobre a loucura, SE MEN TE, Givas Mobile, Rostidade. Cursa por 3 anos Musicoterapia na Faculdade Paulista de Artes. A partir de 2005, retoma os estudos de piano com a regente Déborah Ágria de Melo. Da intersecção entre música e dança, vem acompanhando companhias de dança, compondo e se apresentando em espetáculos em diversas salas de cultura, como Galeria Olido, Teatro de Dança, Sescs entre outras.Atualmente cursa Regência na UNESP, leciona piano e realiza Recitais Didáticos tendo como eixo temático elementos da história da música e a subjetividade.

« Music is a higher revelation than all wisdom and philosophy. It is the wine of a new procreation, and I am Bacchus who presses out this glorious wine for men and makes them drunk with the spirit. »

Ludwig van Beethoven 

Conheça um pouco do trabalho de Rodrigo Reis lendo ao seu programa de recital:


Ciça Castro é psicóloga formada pela UNESP - campus de Assis seguindo particularmente o referencial teórico da esquizoanálise. Neuropsicóloga formada pela Unifesp e Acupunturista. Atualmente é Diretora do Centro de Atenção ao Egresso e Família do Vale do Paraíba e Litoral, Professora e Supervisora da UNIP - São José dos Campos. Membro do Grupo de Pesquisa (apoiado pelo CNPq): Deleuze/Guattari e Foucault: elos e ressonâncias.


Conheça um pouco do trabalho de Ciça Castro lendo a reportagem divulgada pelo portal do governo do Estado de São Paulo sobre os Sentidos da Reintegração Social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário